NOTÍCIAS

Home | Notícias

ABTI participa da delegação oficial da Missão na Argentina

19/08/2016

Durante os dias 15, 16 e 17, organizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ocorreu a Missão Argentina na cidade de Buenos Aires. A Comitiva liderada pelo Governador, José Ivo Sartori, reuniu líderes do poder legislativo e executivo, federal e estadual, presidentes e representantes de entidades de classe do estado. A ABTI, fez parte da delegação oficial e foi representada pela Gerente Executiva, Gladys Vinci.

A Missão visa a busca de novos acordos bilaterais entre os setores produtivos do Rio Grande do Sul com as provinciais argentinas, objetivando as relações econômicas entre o Estado e o país vizinho. Segundo a Secretaria de Comunicação do RS, a Argentina é o maior parceiro do estado no Mercosul. Em 2015, foi o 2º principal destino das exportações gaúchas (7,26% das exportações totais) e a principal origem de importações do estado (18,47% das importações totais).

Na manhã de quarta-feira, 17 de agosto, Vinci participou da reunião agendada junto ao Secretário de Planejamento de Transporte do Ministério dos Transportes, Gérmán Bussi, para tratar de temas ligados à infraestrutura regional. O Senador Lasier Martins e o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze focaram como principal pauta, os projetos das novas pontes internacionais nas fronteiras com o Rio Grande do Sul (Itaqui, Porto Xavier e Porto Mauá). O Eng°. Ricardo Gattoni, Asesor Técnico del Administrador General de la Dirección Nacional de Vialidad, salientou que segundo as pesquisas realizadas a construção seria inviável economicamente. O levantamento aponta um fluxo com uma média de até 67 veículos por dia, considerando de passeio e de cargas.

Na oportunidade a Gerente Executiva ressaltou que “as pontes citadas são importantes para o desenvolvimento regional, porém não podemos deixar de dar atenção aos passos fronteiriços já existentes. É necessário que a infraestrutura esteja preparada para recepcionar o comercio exterior, tornando a fronteira um ponto ágil e eficiente para que as cargas ingressem com segurança e cheguem a destino com a rapidez que nossos países necessitam. As exportações são os pilares que ajudaram a sair da crise econômica em que nossos países estão inseridos. A integração é o eixo estruturante para o nosso desenvolvimento regional”, conclui.

Sex, 19 de Agosto de 2016 17:35

Fonte: http://www.abti.com.br

@cootral2024 - Todos os direitos reservados